sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dom Casmurro - Machado de Assis




Este sem dúvida é o maior clássico da literatura brasileira.Porém, como todo livro de Machado de Assis, exige toda a sua dedicação desde a primeira página-isso não é nada difícil.
Outros livros de Machado são também fantásticos, porém certamente é nesse que ele se eterniza.
A única coisa que você tem que ter em mente antes de ler o livro, é que ele foi todo escrito DO PONTO DE VISTA DE BENTINHO, com isso na cabeça, vamos ao livro..
Dom Casmurro é um retrato de um amor infantil que vai crescendo junto com os principais personagens- Bentinho e Capitu- que se conhecem desde sempre.Vizinhos, os dois começam em casa sua história, porém uma certa promessa da mãe de Bentinho começa a atrapalhar a concretização amorosa do jovem casal, daí em diante são narradas todas as agonias enfretadas pelos dois, até o fim tágico..
Em certos pontos da obra, você chega a ficar ansioso(a), querendo virar as páginas, mais rápido do que você pode ler,um suspense só visto em obras primas!Em outros, você quer simplesmente reler a página milhões de vezes tamanha é a beleza e a harmonia das palavras lá colocadas.
Machado conseguiu realmente trazer o leitor pa dentro do livro, afinal só um grande escritor como ele para deixar o fim de seu melhor livro por conta do leitor, o seja você passa de leitor para autor na parte mais importante de qualquer obra!
Dom Casmurro é uma obra que se recria a cada leitor!
E para complementar sua leitura, ja´existe um filme chamado 'Dom' e uma microssérie
chamada 'Capitu', muito fácil de baixar na net ;).
Essa obra indispenável a nível de cultura geral, todo om leitor tem que ter lido Dom Casmurro!Fora que esse livro rende como poucos, uma boa e looonga discussão comos amigos!
Se você ainda não leu, LEIA JÁ. Se você já leu, releia, quem sabe você não muda de opinião sobre o final?
Boa Leitura :)

2 comentários:

  1. a capitu...como tenho saudades de tu !

    lembrei da epoca do vestibular !

    abraço

    se quiser retribuir a gentileza passa lá no meu blog que seus comentarios serão bem vindos

    http://universovonserran.blogspot.com/

    blog premiado e indicado pelo jornal Destak

    ResponderExcluir
  2. Livro maravilhoso.. Machado você concerteza é o melhor escritor brasileiro. =D

    ResponderExcluir