terça-feira, 6 de julho de 2010

Olga -Fernando Morais



O livro conta a história da brilhante Olga,desde os tempos em que começou a se interessar pela política até sua trágica e já conhecida morte.
A grande vantagem do livro sobre o filme, é que ele enaltece muito mais o lado político da história, e conta a trajetória da brilhante comunista em minuciosos detalhes.
É impossível não virar fã dessa mulher após ler o livro, seus feitos, sua dedicação, são contados de forma envolvente por Fernando Morais, e não há em momento algum uma idealização de Olga por parte do autor, ele simplesmente conta a história como ocorreu, a admiração nasce naturalmente.
A obra conta ainda com as cartas escritas por Olga no período em que estava presa, é impossível não chorar ao lê-las, principalmente a última.É possível imaginá-la escrevendo as cartas, ou melhor, as lendo para você...
Fernando mostra todo o lado forte, corajoso dela durante todo o livro, mas nas suas cartas, Olga mostra seu lado mulher apaixonada, seu lado sensível, seu lado mãe.
As fotos contidas no livro ajudam a imaginar ainda com mais detalhes toda a história.
A história é feita para contagiar admiradores de bons livros de ação, de aventura e de romance...
É o típico livro que você lê com dor no coração, não quer que acabe!Mas quando acaba, fica sempre uma lição, o livro deixa um exemplo de como persistir, lutar, ir em busca do que se acredita!É muito melhor do que livro de auto-ajuda!Fora que foi uma aual de história das mais gostosas que já tive!
E o filme?
O filme é baseado nesse livro, embora foque muito mais no romance entre ela e seu marido( é feito plea Globo, né?) ainda assim achei bem legal,principalmente pela atuação FANTÁSTICA de Camila Morgado que fez o papel da Olga, acho que funciona como um complemento do livro, se você assistir ao filme depois de ler o livro, com certeza vai adorar, e se emocionar MUITO..
Boa leitura =).

7 comentários:

  1. Já li e reli esse livro três vezes, e em momento algum perdi a magia, a história, a capacidade fascinante do autor em relatar e ate mais que isso envolver, com sua boa vontade em trazer aos nossos dias mais que uma história, mais que um livro, mais que um romance.
    Um eterno exemplo de amor, lealdade e esperança... Chorar é mais que inevitavel. Há cada pagina, a cada capitulo, em cada momento. sentir-se envolvido é algo mais que ler a obra é vivenciar uma história parelela a sua, mas trazer por sì a grande esperiencia de seguir um grande exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de ler Olga em 1991 e fazer um seminário sobre! Desejo sucesso ao seu Blog!

    ResponderExcluir
  3. Li o romance de Jorge Amado há alguns meses e com certeza a história em si mecheu no meu ponto de vista a respeito dos menores abandonados.
    Nós como sociedade precisamos de ajudar os desfavorecidos e não sentir ódio ao ver um pivete usando drogas ou roubando.
    Esse garoto abandonado pode mudar de realidade ,sem dúvida, mais é claro fica a tarefa para sociedade e o governo no amparo do menor marginalizado que precisa de oportunidade.

    João Elias Bsb,12 de julho de 2010

    ResponderExcluir
  4. Eu li Olga em fevereiro deste ano. E esta obra é um dos melhores livros que já li. Chorei com a ultima carta dela, e senti saudade da história. Quanto ao filme, acho que só vale a pena assistir após ler o livro. O filme é muito resumido e foca muito no romance dela com Prestes.

    Eliane.

    ResponderExcluir
  5. Olga é personagem de outro tempo, claro. A ideologia na qual ela acreditava e pela qual lutou ao lado de Prestes, pouco importa quando pensamos no lado humano de sua história e em seu martírio ao ser entregue aos nazistas.

    ResponderExcluir
  6. No seu comentário você escreve:

    "o livro deixa um exemplo de como persistir, lutar, ir em busca do que se acredita".

    Ótimo, isso resume todo valor do livro.

    Principalmente quando a revolucionária tem convicção de ter lutado pelo "melhor do mundo". - "Lutar pelo justo, lutar pelo bom, lutar pelo melhor do mundo". Emocionante!...

    ResponderExcluir
  7. Terminei de ler Olga a pouco tempo, e fiquei estarrecido com tamanha perfeição deste livro. É semplesmente perfeito, o melhor livro que já li.
    Minucioso e torturante em alguns momentos!
    O trecho da ultima carta é demais:
    "Quero que me entendam bem: preparar - me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegar."
    *-------*

    Parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir